O Consórcio engloba 4 promotores, sendo constituído por 2 empresas e 2 instituições de SCT:

logo_pretoverde

Cantinho das Aromáticas

Desde 2002 que existe este projeto de Agricultura Biológica urbana, em pleno coração de Vila Nova de Gaia, entre o rio e o mar. O ecossistema agrícola urbano do Cantinho das Aromáticas é único no género na europa Ocidental, local onde se produzem e transformam mais de 30 ervas aromáticas.

Surgiu como o primeiro viveiro do país exclusivamente dedicado à produção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas e em 2007 começou a produzir e a exportar regularmente algumas toneladas de plantas aromáticas a granel, tendo-se nos últimos anos dedicado em exclusivo à comercialização da produção através da sua marca.

A procura constante pela optimização e obtenção de melhores lotes de aromáticas são missão da empresa, tendo como foco o consumidor e a conquista da excelência sensorial, tornando o consumo de infusões um hábito regular, pelo prazer que proporcionam.

 

LogoSenseT-A5

Sense Test – Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, Lda.

Apresentou-se como a primeira empresa, em Portugal, a dedicar-se em exclusivo à prestação de serviços na área da Análise Sensorial, suprindo uma necessidade crescente no mercado nacional através da oferta de soluções inovadoras para as áreas de produção, desenvolvimento e distribuição, colocadas em especial pelo sector alimentar.

Beneficiando de um posicionamento pioneiro e das competências científicas e técnicas dos promotores da empresa, nomeadamente nas áreas da engenharia alimentar e da biotecnologia, a Sense Test rapidamente tornou-se uma referência no mercado.

As instalações da Sense Test contam com um moderno laboratório de Análise Sensorial, desenhado para uma flexível operacionalidade em termos de ensaios e com condições para efectuar todo o tipo de estudos na área alimentar, em sala de provas.

 

cantinho-faculdadesFaculdade de Ciências da Universidade do Porto

 Integrou o núcleo inicial de Faculdades da Universidade do Porto na sua criação em 1911 e continua comprometida na exploração das oportunidades de cooperação e colaboração com outras entidades internas à UP, com entidades nacionais ou internacionais.

A FCUP tem vindo a desenvolver e aprofundar competências na área das Ciências do Consumo e da Análise Sensorial, tendo consubstanciado essas atividade na criação, em 2007, do Curso de Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição e, em 2009, do Curso de Doutoramento em ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, ambos em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

 

cantinho-catolicaEscola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa

Localizada na cidade do Porto, em edifícios próprios integrados no Centro regional do Porto (CRP) da Universidade Católica Portuguesa, a ESB-UCP realiza a sua investigação integrado no CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina, transformado desde há 5 anos em Laboratório Associado de Estado na área Alimentar e de Ambiente.

A ESB desenvolve um amplo conjunto de actividades, estruturadas na Divisão Académica, Investigação e na Divisão de Extensão.

A Missão da ESB integrando o seu centro CBQF é intervir de forma marcante nas comunidades científica, social e económica através do desenvolvimento de actividades de I&D, essencialmente na área da Biotecnologia, com aplicações nas áreas Agro-alimentar e Ambiental, com particular ênfase na formação pós-graduada, e estabelecendo fortes ligações com as empresas. Estas actividades visam tornar o CBQF num fórum de excelência internacional com forte consciência nacional, que revela e promove o espírito académico numa perspectiva humanista.