As infusões de plantas aromáticas têm sido usadas ao longo dos séculos não só pelo prazer da sua riqueza aromática, mas também pelo impacto na saúde e bem-estar do consumidor, estando o produto associado a uma perspectiva holística. Enquanto o valor da selecção da matéria-prima e das praticas de preparação do produto têm sido exploradas na valorização de muitas bebidas e alimentos permitindo a criação de lotes de qualidade, como é o caso dos vinhos, azeites ou mesmo no café, o conceito e o valor de lotes de excelência e qualidade diferenciada nas plantas aromáticas, não foi até hoje explorada.

Conhece-se empiricamente que factores como a época ou a forma de colheita, ou mesmo a zona da planta usada, afectam as suas propriedades aromáticas e funcionais. No entanto, não foi até hoje sistematizado o seu efeito nem explorado o seu valor junto do consumidor, como acontece já há alguns anos em outras bebidas e alimentos.

Decidindo colmatar essa lacuna, o consórcio Infusão Premium teve como principal objectivo a criação de uma nova cultura de consumo de infusões que leve o consumidor a apurar ao limite o prazer do acto de degustação destas bebidas, através da criação de lotes de excelência (premium).